Escola de Redes

A escola é a rede

Versão Preliminar

Introdução

Capítulo 1 | O educando-buscador será um educador
O autodidatismo e a livre aprendizagem humana em uma sociedade inteligente

Capítulo 2 | O educador-polinizador será um educando
O alterdidatismo e as comunidades de aprendizagem na emergente sociedade em rede

Capítulo 3 | E a educação não será nada disso que andam falando
Seremos todos aprendentes

O trabalho dos membros deste grupo não é propriamente usar os campos de comentários para discutir os textos alheios e sim escrever seus próprios textos, como se estivessem escrevendo partes de um livro... Pois é isso mesmo que estarão fazendo!

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Que tal colocar as frases com é ao invés de será?

O educando-buscador é um educador.

O educador-polinizador é um educando.

E a educação não é nada disso que estamos acostumados a achar que é.

________
Também me pergunto por quê diferenciar de qualquer maneira o educando e o educador. Na minha opinião, somos todos aprendizes. Quando penso na Moleque de ideias, por exemplo, penso que a diferença pode ser que o chamado "educador" pode estar responsável pela construção de ambientes voltados ao estímulo ao conhecimento e a outros aspectos do desenvolvimento humano. Mas, se estivermos trabalhando bem, as crianças estarão também contribuindo para a formação deste ambiente. Digo as crianças porque creio que as crianças pequenas são as que precisam de ajuda para se tornarem independentes e dotadas do ferramental básico para continuarem aprendendo sozinhas. Se bem educadas, estarão muito cedo aptas a buscar seus interesses, respeitando a vida de todos, sem necessidade de outras pessoas para que prossiga.

Responder esta

Olá Leila,
ainda estou postando o texto-base para começar a escrevinhação coletiva. O será terá (he he) um sentido quando os textos estiverem colocados. Terá exatamente o sentido de é - como você sugere - porque será. A distinção entre educando e educador é apenas para dizer que não há distinção: todos somos aprendentes (como já está mencionado na Introdução). Mas o jeito é aguardar o texto e então trabalhar sobre ele. Estou terminando e talvez o fato de ir colocando em partes cause confusão (mais por ruído de comunicação do que por outra coisa). Abraços.

Leila Pais de Miranda disse:

________
Também me pergunto por quê diferenciar de qualquer maneira o educando e o educador. Na minha opinião, somos todos aprendizes. Quando penso na Moleque de ideias, por exemplo, penso que a diferença pode ser que o chamado "educador" pode estar responsável pela construção de ambientes voltados ao estímulo ao conhecimento e a outros aspectos do desenvolvimento humano. Mas, se estivermos trabalhando bem, as crianças estarão também contribuindo para a formação deste ambiente. Digo as crianças porque creio que as crianças pequenas são as que precisam de ajuda para se tornarem independentes e dotadas do ferramental básico para continuarem aprendendo sozinhas. Se bem educadas, estarão muito cedo aptas a buscar seus interesses, respeitando a vida de todos, sem necessidade de outras pessoas para que prossiga.

Responder esta

Então tá, Augusto. Eu acho que estou meio atropelando, nem me liguei que haverá um texto-base... Sorry.
Pensei mais alguma coisa: essa discussão do hífen, do escrever segundo a norma culta, pode ser encarada por nós como algo relevante. O meio digital, a Internet, os sites de relacionamento, as novas formas de comunicação, estão de fato permitindo e necessitando de um novo modo de escrita. Que está sendo inventado agora. Pelas crianças, pelos jovens, pelos que mudam de ideia. Então, não sei se cabe, mas como se trata de contrução de linguagem, e por ser algo que está sendo feito sem professor, nem corretor ortográfico/gramatical, penso que poderíamos avaliar se cabe no livro. O que acham?

Augusto de Franco disse:
Olá Leila,
ainda estou postando o texto-base para começar a escrevinhação coletiva. O será terá (he he) um sentido quando os textos estiverem colocados. Terá exatamente o sentido de é - como você sugere - porque será. A distinção entre educando e educador é apenas para dizer que não há distinção: todos somos aprendentes (como já está mencionado na Introdução). Mas o jeito é aguardar o texto e então trabalhar sobre ele. Estou terminando e talvez o fato de ir colocando em partes cause confusão (mais por ruído de comunicação do que por outra coisa). Abraços.

Leila Pais de Miranda disse:

________

Responder esta

Responder esta

RSS

Sobre

Augusto de Franco Augusto de Franco criou esta rede social no Ning.

© 2009   Criado por Augusto de Franco

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo