Escola de Redes

A escola é a rede

Conforme combinamos em nosso encontro presencial de 12/09/2009, fica criado esse espaço, para que cada um, a seu tempo e critério próprio, possa inserir comentários, impressões, sentimentos, críticas, sugestões, relatos, depoimentos, propostas...etc... etc etc... oriundos a partir do encontro.
Penso que, dependendo do que possa surgir aqui, num futuro próximo possamos fazer um resumo e/ou síntese e apresentar a todos os membros do Nodo SP e da Escola de Redes como um todo

Tags: 12/02, comentarios, encontro, presencial

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Carlos, concordo!

Seria muito legal se tivessemos outra oportunidade de encontro "mais informal" e onde pudessemos "falar a vontade", todos com todos. Várias coisas interessantes poderiam emergir daí... Achei que os relatos/relatórios são uma boa idéia, pois vamos criando a memória do grupo.

Eu topo esse "mini-simpósio" São Paulo, acho que poderia ser ótimo!

Abraços

Carlos Lopes disse:
Propostas para os "Nodeiros" da Escola de Redes de SP

Como afirmei no comentario anterior, segue agora uma (duas ou tres) propostas/idéias

1 - Proximo Encontro
Penso que devemos fazer um proximo encontro, sim. Para o meu tempo é dois a tres meses. Mas, na rede distribuída, pode ocorrer quando se quiser (é só organizarmos).
Pessoalmente acho que devemos evitar de fazer encontro por fazer encontro. Isso pode desgastar. Com certeza poderemos aprender sempre que nos encontrarmos.
2 - Um Proximo Encontro Diferente
Diferente mesmo. Não sei se é o "proximo encontro" mas pode ser "um proximo encontro".
Como seria: Um local, onde possamos nos encontrar, não para reunião, mas para conversar. Esse conversar pode ser em grupo ou sub-grupos. Nada formal. Enquanto conversamos e aprendemos, podemos tomar alguma coisa (agua, cerveja, vinho, café) e comer alguma coisa (pode ser um macarrão).
Se toparem eu e Maria Paula podemos organizar. Maria Paula já detem esse tecnologia. Isso vai ter um custo individual (nada exorbitante ou que não se possa pagar) (e esclarecendo em tempo: não vai gerar lucro para ninguem) (pelo menos não lucro financeiro).
Imaginem esse encontro como um grande coffee break, um grande nomento "antes de começar um encontro" ou um grande momento "depois do final de um encontro".
Se essa idéia tiver adesões, abirmos um topico para dialogar a respeito.
3 - Vários Próximos encontros
Independente dos dois anteriores, podemos fazer vários encontros conforme os interesses.
Como assim?? Percebi no nosso encontro que muitas pessoas tinham mais o que falar e explicar e/ou trocar, mas o espaço temporal era curto. Assim, muitos apenas aventaram alguns pontos de vistas. Muitos tem muito conteúdo e podemos criar espaços para momentos especificos.
Como pode ser um encontro desse tipo? Simples. Alguem do grupo quer expor algumas idéias a respeito de redes e ouvir os outros a respeito. Organizamos quem quer falar a respeito do que e quem esta a fim de participar. Marcamos data horario e local e acontece. Pode ser um, dois, tres......cem encontros.
Para ficarmos sintonizados com os objetivos da escola de redes, depois do encontro, podemos produzir "relatórios" (ou relatos) e publicar para os membros da escola de redes.
O que acham?? Se tb. houver adesões e interessados podemos abrir um outro topico para organizar (sou um candidato com "As redes sociais e o desenvolvimento local (ou sustentável)"

Responder esta

Clara
Legal. Vamos ver como isso repercute em outros membros.

Abc

Responder esta

Olá pessoal do Nodo Sampa,

sinto-me privilegiado de ter a oportunidade de conhecer pessoas e experiências tão distintas. Fica sim um enorme sentimento de quero mais!
Agradeço ao Carlos, à Célia e à Lourdes pela organização do evento. Me disponibilizo com prazer para ajudar nos próximos.
Minhas impressões da nossa reunião:
1. Ganhamos com as apresentações individuais. Isso é fundamental para criarmos vínculos. Mas concordo que precisamos policiar melhor nossa boca e abrir mais nossos ouvidos. Me incluo nisso, por exemplo, por não respeitar o "apontador".
2. Adorei os diálogos sem conclusões. A diversidade de experiências, crenças, saberes nesse grupo é imensa e deve ser muito valorizada e aproveitada.
3. Talvez não seja necessário o tal alinhamento de conceitos sobre o que é uma rede. Mas faz-se necessário conhecermos as diferenças entre os tipos de redes. Por isso apresentei a sugestão de olharmos para características e propriedades de uma rede. Com esse olhar vamos perceber que uma rede de terrorismo ou de tráfico não se assemelha a uma rede distribuída. Uma rede distribuída possui características como isonomia (horizontalidade), insubordinação (todos são iguais politicamente), desconcentração de poder, multiliderança. Vocês acham que uma rede de tráfico funciona assim?
4. Saio com um dúvida. Na minha experiência, uma rede precisa fazer a passagem de um processo onde seus membros possuem objetivos em comum para objetivos comuns a todos. Apesar de todos terem o grande objetivo em comum de gerar transformações sociais para o benefício público, não estaria esse objetivo muito amplo? No caso do Nodo São Paulo os objetivos comuns a todos de aprender com a ferramenta NING e aprofundar o conhecimento sobre rede seriam suficientes?

Sobre as propostas, gostei do encontro informal e de realizarmos uma ação colaborativa.

Acho que o próximo encontro deveria acontecer no prazo de dois meses.

Por enquanto é isso.

Abraços.

Responder esta

Responder esta

RSS

Sobre

Augusto de Franco Augusto de Franco criou esta rede social no Ning.

© 2009   Criado por Augusto de Franco

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo